sábado, 29 de janeiro de 2011

Transtorno Bipolar


Alô pessoal, aqui é o Caio Rocha mais uma vez, e hoje falaremos sobre uma importante doenças mental: o transtorno bipolar.




O transtorno bipolar é um dos trantornos do humor, que podem ser causados por uma condição médica geral, drogas psicoativas (ex: cocaína) ou medicamentos (ex: antineoplásticos, reserpina).

Reserpina: fármaco que pode levar a um transtorno do humor

O transtorno bipolar se caracteriza por severas oscilações do humor entre depressão e excitação., mas antes de classificar os tipos desse transtorno, descreverei aqui dois conceitos importantes para a psiquiatria que serão necessários para vocês entenderem a classificação.

TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR
Humor severamente deprimido, lentificação motora e mental, inquietação, agitação, pensamentos suicidas, sentimento de culpa e perplexidade são os sintomas mais característicos do transtorno depressivo maior, que pode ser uma doença em si ou estar presente em outro transtorno.

EPISÓDIO MANÍACO
Comportamento desinibido, superdedicação a atividades e responsabilidades, intolerância à frustação, energia excessiva, insônia e perda de peso são os principais sinais para se determinar se o o paciente está tendo um episódio maníaco.


Classificação dos principais tipos de transtornos bipolares:
- Bipolar I
Há transtorno depressivo maior e episódios maníacos em maior ou menor intensidade.

- Bipolar II
Há transtorno depressivo maior e não há episódios de mania.

- Transtorno ciclotímico
Tipo menos severo de transtorno bipolar. É uma condição crônica e não-psicótica.

A alternância entre os estados de humor de um paciente biplar costuma ser muito notável, sendo que no transtorno bipolar, as mudanças de humor são ainda mais perceptíveis, uma vez que a alternância entre os estados de transtorno depressivo maior e episódios maníacos aumentam o contraste entre o humor do bipolar em diferentes períodos.
Confiram abaixo uma tabela que mostra as diferenças clínicas entre a depressão (transtorno depressivo maior) e os episódios de mania (síndrome maníaca):

CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTÁ-LA
*Tabela extraída de Berkow R. ed: Merck Manual, ed 15, p. 158; Merck Sharp & Dohme Reserach Lab. Rahway

Não percam! Falarei ainda da bioquímica do transtorno bipolar correlacionada também ao universo dos neurotransmissores!

Caio Rocha
MED 92



Bibliografia:
- Manual Conciso de Psiquiatria Clínica, KAPLAN e SADOCK 2ª ed.
- DSM-IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário