terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SOS HUB!


Alô vocês amantes de Neurotransmissores, Doenças Mentais e Drogas,

Hoje a postagem não será sobre o assunto do nosso blog, mas valerá muito a pena lê-la. =)
Sei que ficou grande, mas faça um esforço, 5 minutos a mais aqui não vão te fazer falta, mas nesses 5 minutos você pode ler o que tem indignado não só ao SOS HUB, como muitos que ainda querem lutar pelo que acham errado.

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) está passando por uma situação muito difícil atualmente, são vários os problemas que o tornam longe de ser um bom hospital. Para isso, estudantes da UnB criaram o movimento SOS HUB, para exigirmos o fim do descaso com o nosso hospital  universitário. Estamos na semana do SOS HUB na UnB, estamos tentando divulgar o movimento o máximo possível, convocar a mídia, informar as pessoas sobre os problemas que o HUB enfrenta, por isso decidi fazer essa postagem hoje.
É muito injusto com todos nós, que pagamos impostos e mais impostos pra faltar tanta coisa no nosso dia-a-dia, vale a pena lutar pelo que você deveria ter, e eu decidir abraçar a causa do HUB com todas as forças. Nunca fui muito revolucionário, mas é de indignar todos esses problemas, são tantos, e não duvido nada que eu não sei de muitos, mas vou descrever aqui aqueles que mais me chamam a atenção:

- O Pronto-Socorro do SOS HUB está fechado há quase 3 anos. Foi fechado para reformas e até hoje (quase) nada foi feito, sempre prometem um prazo para as obras, e sempre adiam no final. O último prazo que deram foi de ficar pronto no 1º semestre de 2011, mas não adianta ficar parado e esperar que tudo se resolva por conta própria (o que não tem apresentado a mínima eficácia). Todos perdem bastante com essa situação. O HUB atendia a mais de 100 pessoas diariamente apenas no Pronto-Socorro, e, ao fechá-lo, sobrecarrega ainda mais o sistema público de saúde do Distrito Federal. A localização do HUB é muito acessível, fica bem próximo ao centro e há vários ônibus que passam em frente ao portão do HUB. Os estudantes, funcionários e professores da UnB poderiam ir a um Pronto-Socorro que fica a 1,5km da UnB quando precisassem, e agora se qualquer um passar mal na UnB não poderá ser atendido no HUB, justamente porque estamos sem Pronto-Socorro desde o começo de 2008. Além disso, o Pronto-Socorro é muito importante para as experiências que estudantes dos cursos de Saúde precisam ter para uma boa formação, afinal serão esses os estudantes que estarão trabalhando por aí em clínicas, hospitais e postos de saúde.

- A estrutura inadequada do HUB também é um dos problemas pelos quais temos lutado bastante, Hospital não deve ser um lugar com tudo caindo aos pedaços (literalmente, no ano passado parte de um teto caiu em uma das salas do HUB) ou com vários setores desativados (UTI da neonatologia,corredor da Ginecologia e Obstetrícia,etc)

- O HUB sofre bastante com a falta de profissionais (médicos, enfermeiros, professores, funcionários em geral), que é conseqüência do baixíssimo salário oferecido e da exclusividade exigida (quem é que vai querer trabalhar 40 horas em um lugar onde se ganha muito pouco e que é instável com tantos problemas estruturais?) Essa falta de profissionais provoca o fechamento de setores inteiros do HUB (a maternidade está quase fechando!).

- Vários obras estão paradas além do Pronto-Socorro. O Instituto da Criança e do Adolescente e a Lavanderia (os materiais precisam ser esterilizados em Anápolis antes de chegar ao HUB) estão com suas obras PARADAS.

Bom, fica aí a minha indignação. Agradeço por terem lido e queria pedir pra vocês comentarem em casa, com os amigos, familiares. Venham nos ajudar nessa luta! =)
Haverá uma Manifestação em frente à Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da UnB (Universidade de Brasília) às 11h do dia 19 de janeiro de 2011 (quarta-feira) e gostaria de convidá-los a participarem, todos serão bem-vindos e ficaremos muito felizes se aparecerem!

Escrito por Lucas Bezerra, estudante do 1º ano do curso de Medicina da UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário