sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sabia que os neurotransmissores estão relacionados com a enxaqueca e com o ciclo menstrual?!


Olá, pessoal! Tudo tranquilo com vocês?

Há pouco, quando estudava sobre a relação entre enxaqueca e ciclo menstrual, descobri que os neurotransmissores formam uma ponte muito interessante entre esses dois fatores. Portanto, nesse post, falarei sobre um tema que está relacionado com neurotransmissores, hormônios e, sobretudo, com a saúde da mulher. Vamos lá!



           Bom... No período menstrual, o estrógeno encontra-se em quantidade reduzida na corrente sanguínea. E esse hormônio possui diversas ações importantes no sistema nervoso central, como a capacidade de facilitar a ação de neurônios que liberam serotonina, por exemplo.

Fórmula estrutural da serotonina, neurotransmissor relacionado com a enxaqueca.

Estrógeno, um dos principais hormônios sexuais femininos.

Nas mulheres, a relação entre estrógeno e serotonina é bem marcante. Quando as concentrações de estrógeno caem, as concentrações de serotonina também diminuem: há queda na produção e aumento na degradação desse neurotransmissor.

Como resultado, substâncias (como o peptídeo relacionado à calcitonina e a substância P) são liberadas pelo nervo trigêmeo, causando a dilatação de vasos cerebrais e sensibilização de fibras nervosas relacionadas com a dor. Portanto, a diminuição da concentração de estrógeno na mulher é um importante fator que pode desencadear a enxaqueca. 

Os níveis de estrógeno circulante podem diminuir por diversos motivos: flutuações fisiológicas normais, interrupção no uso de anticoncepcionais, mau uso de contraceptivos e por interações medicamentosas que diminuem as concentrações circulantes de estrógeno.

O UpToDate recomenda que a mulher crie uma espécie de diário para um melhor controle sobre os fatores que disparam a crise de enxaqueca. A partir dele, a fica mais fácil identificar os fatores que contribuem para o surgimento da enxaqueca e verificar se as crises realmente estão relacionadas ao ciclo menstrual.Além disso, recomenda-se a prática regular de exercícios físicos e a manutenção do sono


Na maioria dos casos, no entanto, é necessário o uso de medicamentos no tratamento da enxaqueca. Esses vão desde anti-inflamatórios até analgésicos e triptanos.

Mas o que são os triptanos? Eles formam um grupo de fármacos que agem mimetizando a ação da serotonina no sistema nervoso central. Segundo o UpToDate, eles têm eficácia comprovada no tratamento da dor de cabeça aguda e também ajudam a combater a náusea e a fotofobia. São seguros e efetivos na maioria dos casos.

Com relação à prevenção contra as crises, há algumas alternativas viáveis que devem ser seguidas sob orientação médica. Entre elas, está o uso regular de anticoncepcionais que contêm estrógeno. Eles auxiliam na prevenção porque não permitem quedas acentuadas nos níveis desse hormônio durante o ciclo e, assim, mantém concentrações normais de serotonina no sistema nervoso, diminuindo a incidência de crises de enxaqueca.



O uso de anticoncepcionais pode auxiliar na prevenção das crises de enxaqueca relacionadas com o ciclo menstrual.


Legal demais saber que os neurotransmissores estão envolvidos em assuntos tão presentes no dia-a-dia, não é?

É isso aí!
Um abração, pessoal. Até mais.

Diogo MED92

Referências bibliográficas:
- UPTODATE. Estrogen-associated migraine. Disponível em: www.uptodate.com; Acesso em 20 jan 2011.
- RANG & DALE;  Farmacologia. 6ª Ed. Rio de Janeiro: editora Elsevier, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário