sábado, 29 de janeiro de 2011

BIOQUÍMICA DO TRANSTORNO BIPOLAR

Aos amantes de bioquímica, neurotransmissores, doenças mentais, drogas e tudo o que postamos no nosso blog. Hoje eu (Caio Rocha), conforme prometi, vim publicar sobre a Bioquímica do Transtorno Bipolar.


Säo várias as causas da origem biológica que podem resultar no transtorno bipolar, descreverei aqui as principais:

- Neuroquímica
- Hormonal
- Genética
Neuroquímica
No transtorno bipolar, há uma redução na atividade dos seguintes neurotransmissores:
- Serotonina
- Noradrenalina
- Dopamina
Tais neurotransmissores apresentam-se em baixas concentrações nos episódios depressivos do transtorno bipolar, sendo que seus metabólitos (5-HIAA, HVA e MHPG, da serotonina, dopamina e noradrenalina, respectivamente) estáo alternadas na urina, no sangue e no líquor. A desregulagem do sistema adrenérgico-colinérgico com domínio do colinérgico é um dos grandes fatores neuroquímicos etiológicos característicos do transtorno bipolar.

Hormonal
Há algumas anormalidades neuroendócrinas presentes no transtorno bipolar, e a atividade do sistema imunológico está diminuída tanto na mania quanto no transtorno depressivo. Costuma ocorrer uma alta atividade do TSH (hormônio estimulador da tireoide) e uma reduçäo nos níveis dos seguintes hormônios:
  • GH, hormônio do crescimento
  • FSH, hormônio folículo-estimulante
  • LH, hormônio luteinizante
  • Testosterona



Genética
Existem grandes evidências que däo suporte à hereditariedade do transtorno bipolar. Os estudos realizados nessa área tentam demonstrar que:
  • Se um dos pais é portador do transtorno bipolar I, há 25% de chance do filho apresentar um transtorno do humor.
  • Se os dois pais são portadores do transtorno bipolar I, há 50 a 75% de chance do filho apresentar um transtorno do humor.
  • Se um dos pais apresenta transtorno depressivo maior, há 10 a 13% de chance do filho apresentar um transtorno do humor.

Através de marcadores genéticos, foi evidenciado que os cromossomos 5,11 e X têm clara influência e envolvimento no transtorno bipolar I.

Caio Rocha
MED92
Bibliografia:
- Manual Conciso de Psiquiatria Clínica, KAPLAN e SADOCK, 2 ed.

Um comentário:

  1. Blog fantástico exelente qualidade e nível técnico estão de parabéns.

    By:
    Flavio Agazzi

    ResponderExcluir