sábado, 29 de janeiro de 2011

Escape Vagal

Olá meus queridos leitores, Caio digitando aqui e dessa vez sobre um fenômeno fisiológico relacionado aos neurotransmissores, o escape vagal. É o mesmo fenômeno que descrevi na minha apresentação oral para a turma de bioquímica, agora contarei tudo aqui no nosso blog para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer uma das muitas ações reguladoras dos neurotransmissores no nosso organismo.


Primeiramente, cabe explicar o que é o escape vagal; é o nome que se dá ao fato de o coração voltar a bater após um longo período de estímulo do nervo vago. Esse efeito não é esperado, pois tal estímulo provoca uma liberação de acetilcolina, neurotransmissor colinérgico que promove a bradicardia, ou seja, diminuição do ritmo cardíaco ou até mesmo completa parada cardíaca.


Uma explicação existente para esse fenômeno se baseia na capacidade de produção de acetilcolina pelo organismo. É dito que com o longo período de estimulação e conseqüente liberação do neurotransmissor, as vias produtoras não conseguem suprir a demanda, então com o tempo o coração volta ao seu batimento normal, pois o estímulo vagal não gera mais a liberação da acetilcolina que está em falta.


Assim percebemos como os neurotransmissores são importantes reguladores do metabolismo, inclusive controlando funções por todo o corpo, como: sono, controle de peso, percepção de dor e também o controle de nossos estados emocionais.

Abraço a todos,
Caio Rocha, Med92.


Bibliografia:

- University of Washington, School of Medicine:   

2 comentários:

  1. Olá meninos,
    Adorei o Blog, achei bem o que estava procurando para meu trabalho, que inclui Escape vagal!

    Que Deus abençoe a todos vcs! Fiquem na paz do senhor!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir