sábado, 29 de janeiro de 2011

Gama-aminobutirato (GABA)

Olá pessoal, aqui é o Nelson Isamo. O blog acaba hoje, e pra fechar bem, vou fazer uma série de postagens aqui, cada uma uma sobre um neurotransmissor que eu acho interessante falar. Hoje eu vou falar sobre o GABA.

Ação

O Gaba é o principal neurotransmissor inibitório encontrado em mamíferos, e como nós já vimos em outro post, os neurotransmissores inibitórios atuam hiperpolarizando a membrana de neurônios, fazendo com que sua despolarização fique mais difícil de ocorrer, e assim ele dificulta a propagação de impulsos nervosos.

A ação do Gaba sobre a despolarização se dá quando ele se liga ao seu receptor na membrana. Essa ligação muda a conformação do receptor, e a mudança na conformação do receptor por sua vez induz a abertura dos canais de cloro da célula. Como a parte de dentro do neurônio já é naturalmente mais negativa que a de fora, a entrada de íons cloro dentro da células tornam ela ainda mais negativa, e dessa forma a membrana fica hiperpolarizada.

A ação de alguns anciolíticos, como os benzodiazepínicos consiste que ao se ligarem aos seus receptores, eles também afetam os receptores do Gaba, e aumentam sua afinidade com esse neuro transmissor. Outros, como os barbitúricos, intensificam a ação do Gaba, pois facilitam a abertura dos canais de cloro. Dessa forma, se o Gaba agir melhor sobre gurpos neuronais do sistema límbico responsáveis pela integração de reações de defesa contra danos, perdas ou situações novas, ele acaba diminuindo a anciedade do indivíduo.

Via de Produção


A via de produção do Gaba envolve a síntese de outro neurotransmissor, que é antagônico ao Gaba, sendo um forte excitatório. Esse neurotransmissor é o L-glu.

Após ser solto na fenda sináptica e cumprir sua função, o Gaba é recaptado por transportadores específicos que se localizam nos terminais da membrana dos neurônios pré-sinápticos e de células da glia. Ele é quebrado por uma enzima chamada gaba-transaminase (GABA-T), e gera como produto da quebra o semialdeído succínico. Posteriormente, o semialdeído succínico é oxidado a ácido succínico, e ele entra na mitocôndria, onde é convertido em alfa-cetoglutarato. A Gaba -T a seguir converte o alfa-cetoglutarato em L-glu por transaminação, e o L-glu é transformado em glatamina pela ação da glutamina sintetase, para que a glutamina seja transportada da célula da glia para o neurônio pré-sináptico.

No neurônio pré-sináptico, a glutaminase converte a glutamina em L-glu novamente, e ele depois é convertido a Gaba pela glutamato descarboxilase, que estoca o Gaba em vesículas para futuras secreções.

 

Referências


2 comentários:

  1. O texto é muito bom. Apenas por favor, corrija as palavras ansiolítico e ansiedade. Ambas se escrevem com "s".
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sou Richard, estou aqui para testemunhar sobre um grande fitoterapeuta que curou minha esposa de câncer de mama. Seu nome é Dr. Imoloa. Minha esposa passou por essa dor por 3 anos, passei quase tudo que tinha, até que vi alguns depoimentos online de como o Dr. Imoloa os curava de suas doenças, imediatamente o contatei. então ele me disse o que fazer antes de mandar o fitoterápico. Gostaria de ter feito isso através do serviço de entrega da DHL, e ele nos instruiu sobre como aplicar ou beber o remédio por boas duas semanas. e para a maior surpresa, antes da terceira semana superior, minha esposa sentiu alívio de todas as dores. Acredite em mim, foi assim que minha esposa foi curada do câncer de mama por este grande homem. Ele também tem um poderoso fitoterápico para curar doenças como: doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia, transtornos de ansiedade, doença autoimune, dor nas costas, entorse nas costas, transtorno bipolar, tumor cerebral, maligno, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, cardiovascular Doença, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma, Artrite de mídia inflamatória autoimune ed. doença renal crônica, doença inflamatória das articulações, impotência, espectro do álcool feta, transtorno distímico, eczema, tuberculose, síndrome da fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, doença lúpica, úlcera bucal, câncer de boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarreia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, Linfoma, Depressão maior, Maligno melanoma, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose múltipla, Distrofia muscular, Artrite reumatóide. Você pode entrar em contato com ele por e-mail via drimolaherbalmademedicine@gmail.com / whatsapp +2347081986098 Site-http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com

    ResponderExcluir