quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Resposta à Pergunta do Seminário

   Boa noite, galera! 
   Ao fim de nossa apresentação, o grupo de Dietas Low Carb nos fez a seguinte pergunta: se o autismo é causado por uma baixa nos neurotransmissores excitatórios, o que explica o brilhantismo lógico ou musical de muitos autistas?
   Bom, primeiro é necessário ressaltar que existem diversos graus e tipos de autismo, então o que for explicado aqui não se aplica a todos os casos!
   Bem, vamos à resposta! Cerca de 10% dos autistas possuem um quadro clínico chamado Síndrome de Savant. Nessa síndrome, o paciente mostra pelo menos uma incrível habilidade intelectual aliada a um enorme déficit de inteligência. As principais habilidades são:
       • Memorização
       • Cálculos extraordinariamente rápidos
       • Cálculos de datas (a pessoa consegue dizer, por exemplo, que dia da semana foi o dia 17/03/1236)
       • Habilidades musicais
       • Habilidades artísticas

   As razões que levam a pessoa a desenvolver essas habilidades não são compreendidas. O fato de estarem muitas vezes associadas ao autismo sugere que haja um fator genético envolvido. Um dos estudos a esse respeito, feito pelo respeitado médico inglês Simon Baron-Cohen, quer mostrar que há uma série de genes que estão relacionados tanto às habilidades matemáticas de uma pessoa quanto à sua propensão a desenvolver o autismo. Outra hipótese é a de que todos nós temos essas habilidades “dentro” de nós, mas geralmente não conseguimos “acessá-las”!



   Um dos casos mais conhecidos de Savant é o de um homem na Inglaterra que possui uma facilidade imensa em matemática, memorização e aprendizado de línguas. A repercussão do caso de Daniel Tammet foi enorme devido ao fato de ele ter sido o primeiro a apresentar a Síndrome de Savant e conseguir se expressar a respeito dela, podendo dizer aos médicos o que sentia e “como” fazia aquilo tudo! Para se ter uma noção das habilidades de Daniel, ele foi capaz de contar até a 22514ª casa decimal do Pi (aquele que nós aprendemos a simplificar como 3,14), além de aprender onze línguas (ele aprendeu o islandês em uma semana) e criar seu próprio idioma.



   Daniel consegue também responder instantaneamente qualquer operação matemática básica proposta. Exemplo: 377 multiplicado por 795. Em uma entrevista a um jornal inglês, Daniel disse que em sua cabeça os números são figuras com cores e texturas. Assim, quando ele vê uma conta matemática, não pensa em dois números “interagindo” e sim em duas figuras que se unem para formar uma terceira. Essa terceira lhe é tão conhecida quanto as outras e ele é capaz de responder à pergunta instantaneamente.

   Essa síndrome não é “exclusiva” de autistas – há relatos de pessoas com outros distúrbios mentais ou danos cerebrais que também a possuem. Mais raro ainda são os casos nos quais a pessoa não sofre de qualquer tipo de transtorno mental ou dano cerebral, mas apresenta as habilidades de um Savant. Esse quadro é chamado de Prodigious Savants (Savants prodígios).
   
   Já pensou se fosse possível controlar essas habilidades? Nossos problemas com as enzimas do Ciclo do Oxaloacetato desapareceriam!



   ps: vou deixar um vídeo sobre o Daniel Tammet pra vocês assistirem! Infelizmente, ele é em inglês e não possui legendas! Caso encontre o mesmo em português eu posto aqui!




Um grande abraço a todos!
Vini

Referências bibliográficas
www.uptodate.com
http://www.guardian.co.uk/theguardian/2005/feb/12/weekend7.weekend2
http://www.timesonline.co.uk/tol/life_and_style/health/article2060584.ece
http://www.psy.dmu.ac.uk/drhiles/Savant%20Syndrome.htm


@neuromed92

Nenhum comentário:

Postar um comentário