terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Perguntas do Blog!

Alô alô vocês de novo!
Conforme prometi, estou aqui para responder à seguinte pergunta:

1) Qual a associação entre os gânglios da base e o TOC? (do grupo Extremos da Tolerância Humana)


Primeiramente, faz-se necessário explicar a definição de gânglios da base para correlacioná-la ao TOC.
Gânglios da base são um conjunto de núcleos de substância cinzenta que estão na região subcortical-basal do encéfalo (uma região profunda do encéfalo).

Figura que mostra os gânglios da base (basal ganglis) e algumas estruturas relacionadas

Antigamente, acreditava-se que os gânglios da base estavam mais atrelados ao sistema do controle motor, entretanto estudos recentes comprovaram que os gânglios da base estão, também, intimamente relacionados ao controle de funções cognitivas e comportamentais. Há 5 núcleos principais que fazem parte dos gânglios da base:
- núcleo caudado
- putâmen
- globo pálido
- substância nigra
- núcleo subtalâmico



O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é uma desordem comportamental caracterizada por obsessões e compulsões que podem prejudicar o portador ou fazê-lo gastar muito tempo fazendo algo que é, a princípio, desnecessário, porém o paciente se vê forçado a fazer tal ação. Estudos e pesquisas com imagens de ressonância magnética demonstraram que é comum os portadores de TOC apresentarem uma diminuição funcional em seu núcleo caudado (que é um dos 5 núcleos principais dos gânglios da base). Há uma hipótese que defende que o prejuízo fisiológico do núcleo caudado poderia levar a uma filtragem incorreta de preocupações que estimularia o córtex órbito-frontal (região cerebral relacionada ao medo condicionado) e, dessa forma, seria desencadeada ações adaptativas, que seriam as compulsões características do TOC. Além dos gânglios da base e o córtex órbito-frontal, acredita-se que um circuito cerebral envolvendo também o tálamo e o giro do cíngulo (intimamente associado ao sistema límbico, o controlador das emoções) seja responsável pela fisiopatologia do TOC.

Espero que tenha ficado legal, obrigador por nos ler e até breve!
Lucas Shiratori, MED92.


Referências Bibliográficas:
- Curso de Neurofisiologia - A FISIOPATOLOGIA DOS GÂNGLIOS DA BASE, do Prof. Dr. Vitor Tumas, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP
- Miguel Filho, Eurípedes Constantino - Transtorno obsessivo-compulsivo e os gânglios da base / Obsessive-compulsive disorder and the basal ganglia.
Já nos segue no twitter?
@neuromed92

Nenhum comentário:

Postar um comentário