quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Doença de Parkinson

E aí, galera! Aqui é o Dig's (Diogo).

Hoje, gostaria de explicar sobre a Doença de Parkinson, uma neurose muito importante que afeta cerca de 1% de toda a população mundial com idade superior a 50 anos.


CONCEITO

A Doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa (decorrente de disfunções funcionais dos neurônios) e idiopática (causas pouco conhecidas). Caracteriza-se pelos seguintes sintomas:

- Tremor em repouso: o portador treme quando não está realizando movimentos voluntários. Em estágios avançados, ele pode apresentar o tremor mesmo ao se movimentar.
- Rigidez muscular: os músculos tendem a exibir maior resistência quando em movimentos passivos.
- Lentidão de movimentos: mesmo querendo e tentando se movimentar voluntariamente, o portador não consegue ter a mesma velocidade de movimentação de uma pessoa normal.
- Acinesia: é um sintoma de um estágio rígido, caracterizado por um grave comprometimento da mobilidade, podendo, inclusive, levar à morte do portador.


Observe, na figura abaixo, que o indivíduo apresenta diversos distúrbios motores característicos da doença.
Como exemplos, há compromentimento da expressão facial (que se torna invariável, como uma máscara), salivação excessiva, tronco inclinado para frente, perda de peso, comprometimento dos reflexos, fraqueza óssea e tremores das mãos (como se o paciente estivesse rolando uma pílula entre os dedos indicador e polegar).




Além do compromentimento motor, a doença de Parkinson também pode desencadear  um quadro de  depressão e ser acompanhada de disfunções cognitivas.

Assista ao video abaixo! Ele traz, de maneira bem simplificada, como detectar os sintomas da Doença de Parkinson. (O vídeo está em inglês! Encare como uma boa oportunidade para aprender sobre Parkinson e, de quebra, ainda praticar a língua do Tio Sam!)
:  )






CAUSAS

A Doença de Parkinson é idiopática, ou seja, não apresenta uma causa claramente conhecida. No entanto, há diversas teorias que tentam explicar a sua ocorrência.


A principal delas afirma que a enfermidade é decorrente de uma denegeração dos neurônios dopaminérgicos da substância nigra, que compõe os núcleos da base, descritos anteriormente no blog pelo Lucas Giratório

Uma das vias principais que apresenta um déficit funcional no sistema dopaminérgico é a via nigroestriatal, que é a conexão entre a substância nigra e corpo estriado (estriato). A via nigroestriatal está intimamente relacionada ao controle motor da atividade muscular, o que explica o fato dos portadores da Doença de Parkinson apresentarem compromentimentos em seus movimentos.




Recentemente, surgiram teorias que correlacionam a presença de corpos de Lewy na via nigroestriatal e a ocorrência de sintomas parkinsonianos. De maneira resumida, os corpos de Lewy são depósitos intraneuronais da proteína alfa-sinucleína. Em condições normais, alfa-sinucleína participa na regulação da diferenciação celular, na sobrevivência celular e na neurotransmissão dopaminérgica. 

Vários fatores genéticos e o estresse oxidativo podem estar relacionados com o surgimento dos corpos de Lewy. Alguns cientistas defendem que disfunções no DNA mitocondrial, aumento dos níveis de ferro livre e a perda ou diminuição dos mecanismos de defesa contra radicais livres são possíveis fontes que induzem o aumento do estresse oxidativo nos neurônios. Outros alegam que seriam as responsáveis pela formação dos corpos de Lewy seriam mutações no gene da alfa-sinucleína.

Veja, na figura abaixo, a presença de corpos de Lewy (de cor acastanhada) em neurônios. 


TRATAMENTO COM LEVODOPA E CARBIDOPA


A levodopa é um precursor metabólico da dopamina, conforme pode ser visto na reação a seguir:



A ação da levodopa consiste em atravessar a barreira hematoencefálica e ser convertida em dopamina. Assim, resulta em aumento da disponibilidade de dopamina nos neurônios dopaminérgicos da via nigroestriatal. 
Entretanto, como a levodopa se distribui para todo o organismo, pode haver um acúmulo de dopamina não somente no cérebro, mas em diversos outros órgãos e tecidos. Devido aos muitos efeitos adversos que  isso poderia causar, a levodopa é utilizada em associação com a carbidopa. Trata-se de um fármaco inibidor da enzima dopamina descarboxilase (que converte a L-dopa em dopamina) e que não é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica. Assim, ele permite que haja a síntese de dopamina para a via nigroestriatal e impede sua síntese na periferia. Visualize a ação da carbidopa no esquema abaixo.




O uso desses fármacos (levodopa e carbidopa) permite uma amenização dos sintomas. Porém, em alguns casos, seu uso contínuo pode provocar o surgimento de uma série de reações adversas. Uma delas é a reação on-off, caracterizada por uma súbita parada do movimentos.  

Os indivíduos portadores de Parkinson que não fazem tratamento experimentam seus efeitos adversos, mas a falta de tratamento (cerca de 5 a 10 anos sem tratamento) pode levar ao estágio rígido, ou seja, à diminuição progressiva dos movimentos.


Bom... Na próxima postagem, o Caio Bieber  irá falar sobre a influência do uso de drogas ilícitas no surgimento na doença de Parkinson.

Diogo Araujo
MED92


Referências bibliográficas:
- http://www.revistaanalytica.com.br/ed_anteriores/23/art04.pdf
- DSM IV (Diagnostic an Statistical Manual of Mental Disorders)
- CID-10 (Classificação Internacional de Doenças)

- http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol30/n1/29.html

5 comentários:

  1. Meu nome é Donald Boykins, estou aqui para apreciar o Dr. Akhigbe por usar seu remédio herbal para curar meu vírus Herpes. Faz cerca de 3 anos e 6 meses que estou vivendo com esse vírus e isso tem sido um problema sério para mim. Fiquei tão confuso por estar tomando vários remédios para curar, mas todo o meu esforço foi em vão, uma manhã. Eu estava navegando na Internet, então vi vários testemunhos sobre o Dr. Akhigbe curando pessoas do vírus Herpes e imediatamente entrei em contato com o Dr. Akhigbe em seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com, contei a ele sobre meus problemas e ele me disse que devo ser curado, ele me deu algumas instruções e que eu segui corretamente. então ele preparou um remédio herbal e me enviou, que eu usei por 2 semanas e fui curado, tudo foi como um sonho para mim e meu vírus Herpes se foi totalmente, dr .Akhigbe, Deus te abençoe e lhe dê mais poder e capacidade Não sei se existe alguém que sofra com o vírus do herpes ou qualquer uma dessas doenças. DIBETAS, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES HEPATITS A e B, DOENÇA CARDÍACA, DOENÇA CRÔNICA, EPILEPSIA, LÚPUS , CURSO, DOENÇA DE PARKINSON, LESÃO MEDULAR, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR DE COSTAS, INFECÇÃO EXTERNA, DOENÇA ARTERIAL CORONÁRIA, FRIO COMUM, POLIÓIA etc. ele é um médico muito bom e honesto e também é chamado de padrinho da raiz de ervas, entre em contato com ele por e-mail; drrealakhigbe@gmail.com ou whatsApp ele no site +2348142454860 https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Donald Boykins, estou aqui para apreciar o Dr. Akhigbe por usar seu remédio herbal para curar meu vírus Herpes. Faz cerca de 3 anos e 6 meses que estou vivendo com esse vírus e isso tem sido um problema sério para mim. Fiquei tão confuso por estar tomando vários remédios para curar, mas todo o meu esforço foi em vão, uma manhã. Eu estava navegando na Internet, então vi vários testemunhos sobre o Dr. Akhigbe curando pessoas do vírus Herpes e imediatamente entrei em contato com o Dr. Akhigbe em seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com, contei a ele sobre meus problemas e ele me disse que devo ser curado, ele me deu algumas instruções e que eu segui corretamente. então ele preparou um remédio herbal e me enviou, que eu usei por 2 semanas e fui curado, tudo foi como um sonho para mim e meu vírus Herpes se foi totalmente, dr .Akhigbe, Deus te abençoe e lhe dê mais poder e capacidade Não sei se existe alguém que sofra com o vírus do herpes ou qualquer uma dessas doenças. DIBETAS, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES HEPATITS A e B, DOENÇA CARDÍACA, DOENÇA CRÔNICA, EPILEPSIA, LÚPUS , CURSO, DOENÇA DE PARKINSON, LESÃO MEDULAR, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR DE COSTAS, INFECÇÃO EXTERNA, DOENÇA ARTERIAL CORONÁRIA, FRIO COMUM, POLIÓIA etc. ele é um médico muito bom e honesto e também é chamado de padrinho da raiz de ervas, entre em contato com ele por e-mail; drrealakhigbe@gmail.com ou whatsApp ele no site +2348142454860 https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir
  3. Tudo graças a este grande médico herbal que me curou de (DOENÇA DO LÚPUS), seu nome é dr imoloa. Sofri com doença lúpica há mais de 8 anos com dores como: articulações, erupção cutânea, dor no peito, articulações inchadas e muito mais. Os medicamentos anti-inflamatórios não puderam me curar até eu ler sobre a recomendação dele. Há dois meses, entrei em contato com ele pelo endereço de e-mail. drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e ele me enviou o tratamento à base de plantas através do serviço de correio da DHL e me instruiu sobre como tomá-lo por duas semanas. depois disso, e fui confirmado curado e livre no hospital depois de tomar seus poderosos remédios à base de plantas Você também pode ser curado com ele, se estiver interessado, ele também usa seu poderoso remédio para curar ervas como curar doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, Doença de Célia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer Entre em contato com ele hoje e obtenha cura permanente. contate-o via ... email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / whatssapp- + 2347081986098.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, eu sou Linda Harry, do Estados Unidos. Eu fui diagnosticada com doença de Parkinson por mais de 6 anos, o que me fez perder meu emprego e meu relacionamento com meu noivo depois que ele descobriu que eu estava tendo Parkinson, ele se afastou de mim e tentei todo o meu melhor para fazê-lo ficar, mas ele me negligenciou até que um amigo meu do Reino Unido me disse Grande curandeiro, que restaurará minha vida com seu poderoso remédio herbal. então ele me enviou seu endereço de e-mail para entrar em contato com ele- drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e rapidamente entrei em contato com ele, e ele disse que minha condição pode ser resolvida, que ele tratará a doença imediatamente apenas se eu puder confiar nele e aceitar seus termos e condições. Concordei porque precisava muito de ajuda de todos significa, então eu fiz tudo o que ele me instruiu a fazer. E, surpreendentemente, depois de duas semanas, ele me enviou uma mensagem de texto, dizendo que eu deveria me apressar ao hospital para um check-up, o que realmente fiz, confirmo pelo meu médico que estou agora (PARKINSON NEGATIVO) meus olhos se encheram de lágrimas e alegria, chorando muito porque verdadeiramente a doença me privou de muitas coisas da minha vida, este é um milagre, o Dr. imoloa também usa seu poderoso remédio herbal para curar as seguintes doenças: doença do lúpus, úlcera na boca, câncer na boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC , Sífilis, diarréia, HIV / AIDS, Doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, Dor Crônica, Doença de Crohn, Fibrose Cística, Fibromialgia, Doença Inflamatória Intestinal, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Major Depressão, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer, parque doença isônica, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma, Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão. entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e também em whatssap- +2347081986098

    ResponderExcluir