domingo, 7 de novembro de 2010

Neurônio: a unidade funcional do sistema nervoso

O sistema nervoso é responsável por reconhecer informações derivadas do meio -seja este interno ou externo-, interpretá-las e desencadear respostas de forma adequada, a fim de manter o equilíbrio corporal. Para compreender o mecanismo pelo qual a informação é transmitida, é necessário entender um pouco mais sobre os neurônios, a unidade funcional do sistema nervoso.
Os neurônios são células excitáveis que se comunicam entre si e com outras células efetuadoras, como células musculares e secretoras, usando essencialmente uma linguagem elétrica. Ao nascer, um bebê possui mais de cem bilhões de neurônios. Esse número vai caindo com o avançar da idade, uma vez que esse tipo celular possui baixíssima capacidade regenerativa.
Os neurônios possuem três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dendritos e axônio.
Os dendritos são prolongamentos especializados em receber estímulos, os axônios são prolongamentos finos responsáveis por conduzir os impulsos nervosos e ligam-se ao corpo celular através de uma estrutura chamada cone de implantação. Já o corpo celular é a região responsável por regular a atividade metabólica do neurônio, sintetizando e degradando constituintes celulares. Nele é possível identificar o núcleo e o citoplasma, que recebe o nome de pericário.




Para que o impulso nervoso propague-se, é preciso que este consiga atravessar um espaço existente entre os neurônios: a fenda sináptica, que mede cerca de 20-30 nm. Para tal, o neurônio pré-sináptico deve liberar substâncias químicas que estimularão ou inibirão o neurônio pós-sináptico. Essas substâncias químicas sintetizadas e liberadas pelos neurônios recebem o nome de neurotransmissores e desempenham papel importante no sistema nervoso.
Os neurotransmissores são sintetizados no corpo celular, atravessam o axônio em direção às terminações nervosas, onde são armazenados em vesículas neuronais. Uma vez liberados na fenda sináptica, reagem diretamente com os receptores do neurônio seguinte. Essa ação dos neurotransmissores na fenda é regulada por diversos mecanismos, por exemplo a destruição por enzimas. Entre os principais neurotransmissores podemos citar a acetilcolina, a endorfina, a dopamina, a noradrenalina e a serotonina.

                                                          Bruno Sakamoto Med92

 Bibliografia

Machado, A. Neuroanatomia Funcional. Editora Atheneu.
http://www.unifesp.br/dfisio/fisioneuro/materiaisdidaticos.htm

3 comentários:

  1. A unidade estrutural e funcional do Sistema Nervoso humano é (são):
    a)os hepatócitos
    b)as hemáceas
    c)os glomérulos
    d)os neurônios
    e)as fibras estriadas
    qual dessas esta certa?

    ResponderExcluir
  2. Qual a função do sistema nervoso e qual sua principal unidade funcional e estrutural.

    ResponderExcluir